Fabiano Zeuli | Profissional de T.I. https:// fabianoloronha.com.br/ Profissional de T.I. com mais de 19 anos de experiência. Consultor de Sistemas e Indicadores ??‍?. Atualmente, estou a disposição do mercado de trabalho, afim de contribuir com empresas no segmento tecnológico e ou correlacionado. Sun, 19 Mar 2023 18:09:17 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.6.1 SSHpass https://fabianoloronha.com.br/sshpass/ Sun, 19 Mar 2023 18:07:17 +0000 https://fabianoloronha.com.br/?p=2001 SSHpass é uma ferramenta de linha de comando que permite automatizar o processo de autenticação em conexões SSH. Ele permite que você forneça a senha necessária para autenticação através de um parâmetro de linha de comando, em vez de ter que digitá-la manualmente toda vez que fizer uma conexão SSH. Embora o uso do SSHpass […]

O post SSHpass apareceu primeiro em Fabiano Alves | Profissional de T.I..

]]>

SSHpass é uma ferramenta de linha de comando que permite automatizar o processo de autenticação em conexões SSH. Ele permite que você forneça a senha necessária para autenticação através de um parâmetro de linha de comando, em vez de ter que digitá-la manualmente toda vez que fizer uma conexão SSH.

Embora o uso do SSHpass possa ser conveniente em algumas situações, é importante entender que o armazenamento de senhas em texto simples pode ser uma prática de segurança arriscada. Isso ocorre porque as senhas podem ser facilmente expostas se o comando SSHpass for acessado por pessoas não autorizadas.

Dessa forma, é recomendável que você use o SSH com autenticação de chave pública ou utilize ferramentas como o ssh-agent ou o keychain, que permitem que você digite sua senha uma única vez por sessão SSH e a armazenem em um local seguro. Isso garante que suas credenciais de autenticação sejam protegidas e aumenta a segurança da sua conexão SSH.

Linha de comando

Aqui está um exemplo básico de como usar o sshpass para conectar-se a um servidor SSH usando uma senha de autenticação:

sshpass -p minha_senha ssh meu_usuario@192.168.1.100

Neste exemplo, “minha_senha” é a senha de autenticação SSH para o usuário “meu_usuario” no servidor SSH com o endereço IP “192.168.1.100”.

Ao executar o comando acima, o sshpass irá fornecer a senha para o comando “ssh”, que fará a conexão SSH. Depois de autenticado com sucesso, você terá acesso ao shell remoto do servidor SSH.

Lembre-se de que a prática de armazenar senhas em texto simples pode ser uma prática de segurança arriscada e que, em vez disso, é recomendável usar autenticação por chave pública ou outras soluções de gerenciamento de chaves de segurança para autenticação SSH.

Defindo outra porta de comunicação

Para definir a porta de conexão no sshpass, você pode usar a opção “-p” seguida pelo número da porta desejada. Por exemplo:

sshpass -p [senha] ssh -p [porta] [usuario]@[servidor]

Substitua [senha] pela senha de autenticação SSH, [porta] pelo número da porta desejada e [usuario]@[servidor] pelo nome de usuário e endereço do servidor SSH que você deseja se conectar.

Por exemplo, se você quiser se conectar ao servidor SSH com o endereço “192.168.1.100” na porta 2222 com o nome de usuário “meu_usuario” e senha “minha_senha”, o comando seria assim:

sshpass -p minha_senha ssh -p 2222 meu_usuario@192.168.1.100

Lembre-se de que a opção “-p” no sshpass é usada para especificar a senha de autenticação SSH, enquanto a opção “-p” no comando SSH é usada para especificar o número da porta de conexão.

O post SSHpass apareceu primeiro em Fabiano Alves | Profissional de T.I..

]]>
Google Ads https:// fabianoloronha.com.br/google-ads/ https:// fabianoloronha.com.br/google-ads/#respond Sun, 12 Mar 2023 03:18:37 +0000 https:// fabianoloronha.com.br/?p=1996 O Google Ads é a maior ferramenta de links patrocinados da Internet. A cobrança pelos anúncios é feita de acordo com os cliques (CPC). Uma das principais ferramentas para se alcançar sucesso on-line e gerar receita para uma empresa são os links patrocinados. E, quando falamos deles, não é possível não destacar o serviço de […]

O post Google Ads apareceu primeiro em Fabiano Alves | Profissional de T.I..

]]>
O Google Ads é a maior ferramenta de links patrocinados da Internet. A cobrança pelos anúncios é feita de acordo com os cliques (CPC). Uma das principais ferramentas para se alcançar sucesso on-line e gerar receita para uma empresa são os links patrocinados.

E, quando falamos deles, não é possível não destacar o serviço de links patrocinados do Google: o Google AdWords.

Muitas pessoas têm dúvidas em relação à ferramenta ou já ouviram falar nela, mas não sabem ao certo o que é o Google AdWords, muito menos as melhores formas de gerar receita com ele no Marketing Digital. O Google AdWords permite anunciar tanto no buscador do Google quanto em sites e blogs parceiros, YouTube e vários outros.

O que é o Google AdWords?

O AdWords é a plataforma de publicidade do Google. Por meio desse serviço, anúncios são exibidos em forma de links patrocinados quando alguém realiza uma busca, seja por meio de computadores ou smartphones.

Os anúncios são exibidos principalmente nos resultados de pesquisas, relacionados às palavras-chave usadas nessa busca.

Exemplo de resultado com anúncio

É uma proposta incrível. Afinal, nada mais pertinente do que exibir um anúncio relevante e que “entregue” o que as pessoas estão buscando no momento exato em que elas estão pesquisando por algum produto ou serviço.

Mas, não é só isso. Existem, também, outros formatos de anúncios disponíveis no Google AdWords, além da rede de pesquisa. Eles podem ser exibidos em forma de banners e vídeos, em áreas especiais e de visibilidade em diversos sites parceiros do Google.

Esse enorme conjunto de sites parceiros compõe a Rede de Display, o que inclui, também, o YouTube, plataforma de vídeos pertencente ao Google e que é considerado o segundo maior buscador do mundo – o que deixa claro que as empresas já entenderam que é extremamente importante estar onde as pessoas realizam suas pesquisas

Cor do Indicador dos Anúncios

Para diferenciar os anúncios dos resultados orgânicos, o AdWords mostra um indicador que parece uma pequena etiqueta: “Anúncio”.

Essa etiqueta, anteriormente, era amarela e, com isso, deixava mais evidente que o resultado da busca era uma oferta paga.

Agora, ela passou a ser verde, o que faz com que o anúncio fique ainda mais semelhante a um resultado de busca normal aos mais desatentos. Isso, com certeza, conta pontos para o número de cliques que essas opções recebem.

Cor dos anúncios

Extensão de Preço

As extensões de preço têm como objetivo mostrar os preços de determinados produtos ou serviços antes de a pessoa que realizou a busca clicar no anúncio. Essa extensão é exibida apenas para resultados de busca feitos por meio de smartphones. Dessa forma, se o site não é responsivo ou não possui uma versão mobile, a extensão não funcionará. E o anúncio deve estar na primeira posição do resultado de busca para que a extensão seja exibida.

Também é importante lembrar que os preços exibidos na extensão não são atualizados automaticamente, como acontece com os anúncios do Google Shopping, que são alimentados via feed.

Por isso, os preços inseridos deverão ser atualizados constantemente, evitando que exista alguma divergência entre o preço exibido no anúncio e o da Landing Page (página de destino ou conversão).

Um bom anúncio deve alcançar as pessoas certas e no melhor momento. Por isso, o Adwords é uma excelente opção para quem quer promover seu negócio, produto ou serviço de maneira direcionada, segmentada e também mensurável.

Potencial: O Google é o maior mecanismo de buscas do mundo, e isso não é novidade. O famoso termo “google it” já ultrapassou barreiras culturais e se tornou algo onipresente na vida das pessoas. Quando temos uma dúvida, imediatamente procuramos respostas no Google.

google it

O buscador é utilizado para tirar dúvidas e encontrar informações relevantes sobre locais, produtos e serviços.

Esse momento de interesse possui um grande potencial, já que, se uma empresa possui a solução para algum problema, nada mais pertinente do que estar lá e se oferecer para resolvê-lo.

De acordo com a comScore, o Google é detentor de 65% das buscas realizadas em desktop:

Google é detentor de 65% das buscas desktop

Já no Brasil, o Google detém em torno de 96% do market share de pesquisas. Isso, por si só, já é motivo suficiente para uma empresa, seja ela grande ou pequena, querer exibir seus anúncios nos resultados de pesquisa.

Poder de Segmentação

Além de oferecer anúncios em momentos de alto interesse das pessoas, o AdWords permite a utilização de diferentes formas de segmentação para que a exibição dos anúncios seja ainda mais eficaz. Confira, a seguir, as segmentações disponíveis:

  • Keywords ou palavras-chave: os anúncios serão exibidos para as pessoas que realizarem alguma busca no Google utilizando palavras ou frases que representem os produtos e serviços, ou que já visitaram websites sobre esse mesmo assunto pesquisado (histórico de navegação).
  • Segmentação por tópicos e canais: a plataforma permite escolher algum tópico específico, e os anúncios serão exibidos em vários sites sobre esse determinado tópico. Também é possível escolher diretamente os sites que são mais acessados pelo seu público e exibir seus anúncios neles.
  • Público-alvo: com segmentação por público-alvo é possível exibir anúncios para pessoas interessadas mesmo quando essas pessoas estiverem navegando em websites, usando aplicativos ou assistindo vídeos que não estejam diretamente relacionados aos seus produtos e serviços.
  • Local de exibição do anúncio: é possível escolher onde os anúncios serão exibidos: em mecanismos de pesquisa, sites comerciais ou sites pessoais (blogs, por exemplo).
  • Idade, local e idioma: a plataforma permite escolher a idade, a localização geográfica e o idioma de quem será impactado pelos anúncios.
  • Programação (dias, horários e frequência): existe a possibilidade de exibir os anúncios em determinadas horas ou dias da semana e escolher a frequência de exibição desses anúncios.
  • Segmentação por Dispositivos: os anúncios podem ser exibidos em todos os tipos de dispositivos (computadores, laptops, tablets e smartphones) e você pode ajustar quando e em quais deles seus anúncios vão aparecer.

Essas são as segmentações dentro do Google AdWords, que ainda conta com a possibilidade de combiná-las para exibir anúncios criativos e com relevância, tornando o anúncio muito mais eficiente do que qualquer outro meio de mídia.

Controle de Investimento

Com o AdWords, o anunciante tem total controle sobre os valores investidos. É possível determinar quanto será gasto por mês, por dia e por campanha.

Também é possível fazer com que a cobrança seja realizada apenas quando o anúncio receber cliques, a cada 1000 impressões (CPM) ou somente quando ocorrer alguma conversão no site.

Controle de Segmentação

Avaliação do ROI (Retorno Sobre o Investimento)

Utilizando o AdWords, o anunciante tem em mãos informações valiosas sobre a interação do público com seus anúncios.

É possível contabilizar as impressões e os cliques e, principalmente, saber se quem clicou realizou alguma conversão no site (como realizar uma compra, entrar em contato por formulário, fazer o download do seu aplicativo ou telefonar para fazer um pedido).

Também é possível “acompanhar” essa pessoa e exibir novos anúncios por meio de remarketing. Tudo isso é devidamente contabilizado, para que o anunciante tenha números que vão ajudar a comprovar o retorno do investimento no AdWords.

Com as informações oferecidas pelo AdWords, o anunciante pode identificar quais anúncios receberam cliques e quais não estão com boa performance, priorizando o investimento onde o retorno for melhor. Esses insights, quando devidamente acompanhados, poderão aumentar o seu retorno.

A plataforma permite ver muitos outros dados valiosos, incluindo o custo médio de publicidade que resulta em compras ou as ligações dos seus clientes feitas por anúncios para mobile.

Além disso, ferramentas de análise, como o Google Analytics podem e devem ser utilizadas para saber mais sobre os hábitos de compra de clientes, como, por exemplo, por quanto tempo eles tendem a pesquisar seu produto antes da compra, ou em que ponto do site eles estão abandonando o processo de compra.

O post Google Ads apareceu primeiro em Fabiano Alves | Profissional de T.I..

]]>
https:// fabianoloronha.com.br/google-ads/feed/ 0
O que é Kanban? https:// fabianoloronha.com.br/o-que-e-kanban/ https:// fabianoloronha.com.br/o-que-e-kanban/#respond Sat, 11 Mar 2023 20:02:31 +0000 https:// fabianoloronha.com.br/?p=1987 Kanban (escrito em japonês como 看板) é uma metodologia de gestão visual de fluxo de trabalho, que visa aprimorar a eficiência e a eficácia das operações. Essa metodologia é frequentemente usada em ambientes de produção industrial, mas também pode ser aplicada em equipes de desenvolvimento de software, equipes de marketing e outros setores de negócios. […]

O post O que é Kanban? apareceu primeiro em Fabiano Alves | Profissional de T.I..

]]>

Kanban (escrito em japonês como 看板) é uma metodologia de gestão visual de fluxo de trabalho, que visa aprimorar a eficiência e a eficácia das operações. Essa metodologia é frequentemente usada em ambientes de produção industrial, mas também pode ser aplicada em equipes de desenvolvimento de software, equipes de marketing e outros setores de negócios.

O Kanban utiliza um quadro visual (chamado de quadro Kanban) para acompanhar o fluxo de trabalho de uma equipe. O quadro é geralmente dividido em colunas que representam as fases do processo, como “A fazer”, “Em andamento” e “Concluído”. Cada tarefa ou atividade é representada por um cartão colorido, que é movido pelas colunas do quadro à medida que é executada.

A metodologia Kanban também enfatiza a importância da limitação do trabalho em andamento e do controle do fluxo de trabalho para evitar gargalos e atrasos. Ao limitar o número de tarefas em andamento, a equipe pode se concentrar em concluir o trabalho atual antes de iniciar novas tarefas, o que pode melhorar a produtividade e a qualidade do trabalho.

Existe plataformas digitais?

Sim, existem muitas ferramentas de software que permitem criar quadros Kanban digitais, como Trello, Asana, Jira, entre outros. Essas ferramentas são ideais para equipes que trabalham remotamente ou que precisam compartilhar informações em tempo real.

Ao usar um quadro Kanban digital, as tarefas e atividades podem ser facilmente movidas de uma coluna para outra, atualizadas e atribuídas a membros da equipe. Além disso, as ferramentas digitais geralmente fornecem recursos adicionais, como recursos de colaboração em equipe, acompanhamento de prazos, alertas automáticos e integração com outras ferramentas de gerenciamento de projetos.

No entanto, é importante lembrar que a escolha de usar um quadro Kanban físico ou digital deve depender das necessidades da equipe e do tipo de projeto em questão. O Kanban físico é mais adequado para equipes que preferem um ambiente visual e tátil, enquanto o Kanban digital é mais adequado para equipes remotas ou que precisam de ferramentas adicionais de gerenciamento de projetos.

Existem várias plataformas e software para web e sistemas operacionais diversos.

Algumas multiplataformas para utilizar o Kanban:

  • Trello: O Trello é uma das ferramentas Kanban mais populares e tem um aplicativo iOS que pode ser baixado gratuitamente na App Store. Ele oferece as mesmas funcionalidades da versão web, como a criação de quadros, listas e cartões, além de permitir que você trabalhe offline.
  • Trello Desktop: O Trello é uma das ferramentas Kanban mais populares, e eles têm um aplicativo desktop para Windows que pode ser baixado gratuitamente. Ele oferece as mesmas funcionalidades da versão web, como a criação de quadros, listas e cartões, além de permitir que você trabalhe offline.
  • Kanbanize: Kanbanize é outra opção popular para gerenciamento de projetos Kanban. Ele possui recursos como quadros personalizados, análise de fluxo de trabalho, relatórios de desempenho e muito mais. O Kanbanize é uma solução completa de gerenciamento de projetos, mas é uma opção paga.
  • Microsoft Planner: O Microsoft Planner é uma ferramenta de gerenciamento de projetos que usa uma abordagem Kanban para ajudar as equipes a planejar e organizar o trabalho. Ele é integrado ao Microsoft Teams e outras ferramentas do Office 365.
  • Kanboard: Kanboard é uma ferramenta Kanban de código aberto que pode ser instalada em um servidor local ou em um ambiente de hospedagem na web. Ele possui recursos como quadros personalizados, notificações por e-mail, relatórios de atividades e muito mais.
  • Restyaboard: Restyaboard é uma opção de software Kanban de código aberto, que pode ser instalada em um servidor local ou em um ambiente de hospedagem na web. Ele possui recursos como quadros personalizados, rastreamento de tempo, recursos de colaboração e muito mais.
  • Zenkit: O Zenkit é uma ferramenta de gerenciamento de projetos que inclui uma abordagem Kanban para ajudar as equipes a planejar e organizar o trabalho. Ele é integrado ao Google Drive e outras ferramentas populares.
  • KanbanFlow: KanbanFlow é uma ferramenta Kanban baseada em nuvem que possui um aplicativo iOS que pode ser baixado na App Store. Ele possui recursos como quadros personalizados, colaboração em equipe, rastreamento de tempo, análise de fluxo de trabalho e muito mais.
  • Asana: O Asana é uma ferramenta de gerenciamento de projetos que inclui uma abordagem Kanban. Ele tem um aplicativo iOS que pode ser baixado na App Store. Ele oferece recursos como quadros personalizados, rastreamento de tarefas, atribuição de tarefas, colaboração em equipe e muito mais.
  • LeanKit: O LeanKit é uma ferramenta Kanban que tem um aplicativo iOS que pode ser baixado na App Store. Ele possui recursos como quadros personalizados, análise de fluxo de trabalho, notificações por e-mail e muito mais.

Há muitas outras opções disponíveis, então é importante pesquisar e encontrar o aplicativo Kanban que melhor atenda às necessidades da sua equipe e ao seu dispositivo e ou plataforma.

O post O que é Kanban? apareceu primeiro em Fabiano Alves | Profissional de T.I..

]]>
https:// fabianoloronha.com.br/o-que-e-kanban/feed/ 0
WordPress https:// fabianoloronha.com.br/wordpress/ https:// fabianoloronha.com.br/wordpress/#respond Thu, 09 Mar 2023 00:53:02 +0000 https:// fabianoloronha.com.br/?p=1971 WordPress é uma plataforma de gerenciamento de conteúdo de código aberto (open-source) usada para criar sites e blogs. É uma das plataformas de publicação de conteúdo mais populares do mundo, com milhões de sites em todo o mundo utilizando o WordPress como seu sistema de gerenciamento de conteúdo. O WordPress é flexível e personalizável, permitindo […]

O post WordPress apareceu primeiro em Fabiano Alves | Profissional de T.I..

]]>
WordPress é uma plataforma de gerenciamento de conteúdo de código aberto (open-source) usada para criar sites e blogs. É uma das plataformas de publicação de conteúdo mais populares do mundo, com milhões de sites em todo o mundo utilizando o WordPress como seu sistema de gerenciamento de conteúdo.

O WordPress é flexível e personalizável, permitindo que usuários com habilidades técnicas e não técnicas criem sites com facilidade. Ele possui uma vasta biblioteca de temas e plugins gratuitos e pagos que podem ser usados para personalizar o visual e a funcionalidade do seu site.

Os usuários do WordPress têm controle total sobre o conteúdo do seu site e podem facilmente criar, editar e publicar posts e páginas. Além disso, o WordPress possui recursos de SEO (otimização de mecanismos de busca) integrados, o que ajuda a garantir que o seu site seja encontrado pelos motores de busca.

O WordPress é gratuito para baixar e usar, mas é necessário um provedor de hospedagem web para hospedar o seu site WordPress. Existem muitos provedores de hospedagem que oferecem hospedagem otimizada para WordPress, tornando-o uma opção acessível para a criação de sites e blogs profissionais.

O post WordPress apareceu primeiro em Fabiano Alves | Profissional de T.I..

]]>
https:// fabianoloronha.com.br/wordpress/feed/ 0
Inovações tecnológicas que mudaram o mundo https:// fabianoloronha.com.br/inovacoes-tecnologicas-que-mudaram-o-mundo/ https:// fabianoloronha.com.br/inovacoes-tecnologicas-que-mudaram-o-mundo/#respond Sun, 04 Jul 2021 08:37:45 +0000 https:// fabianoloronha.com.br/?p=1935 Todos nós navegamos em vários sites diariamente. Todo site na Internet começa com três w’s. WWW significa World Wide Web e foi inventada por Sir Tim Berners Lee em 1989. A World Wide Web é uma coleção de páginas da web em uma rede interconectada de computadores. A World Wide Web, também popularmente conhecida como […]

O post Inovações tecnológicas que mudaram o mundo apareceu primeiro em Fabiano Alves | Profissional de T.I..

]]>
Todos nós navegamos em vários sites diariamente. Todo site na Internet começa com três w’s. WWW significa World Wide Web e foi inventada por Sir Tim Berners Lee em 1989. A World Wide Web é uma coleção de páginas da web em uma rede interconectada de computadores. A World Wide Web, também popularmente conhecida como Web, tornou o mundo sem fronteiras e o transformou em uma aldeia global.

Houve uma série de inovações na indústria de tecnologia que mudaram completamente o curso deste mundo. O setor de tecnologia passou por um grande boom nas últimas duas décadas, graças a essas inovações revolucionárias. A perspectiva de crescimento futuro da indústria de tecnologia também mostra uma tendência ascendente. Essas inovações ainda impulsionam e promovem atualizações no cenário tecnológico atual. Por um lado, existem inovações que são pioneiras e que mudam rapidamente as coisas. Por outro lado, existem inovações que estabelecem a base para avanços e atualizações futuras. Aqui estão algumas inovações na área de tecnologia que permaneceram por aí.

A World Wide Web é uma coleção de páginas da web

Todos nós navegamos em vários sites diariamente. Todo site na Internet começa com três w’s. WWW significa World Wide Web e foi inventada por Sir Tim Berners Lee em 1989. A World Wide Web é uma coleção de páginas da web em uma rede interconectada de computadores. A World Wide Web, também popularmente conhecida como Web, tornou o mundo sem fronteiras e o transformou em uma aldeia global. Tudo o que fazemos na internet hoje é por causa da rede mundial de computadores.

A fibra óptica é a mais recente tecnologia de transmissão de dados

Provedores de serviços de Internet são empresas que fornecem e entregam Internet à sua porta. A largura de banda da Internet é fornecida aos consumidores usando meios como cabos ou sinais de rádio sem fio. Nos últimos anos, os ISPs usaram cabos de cobre para transmitir dados. No entanto, ele tinha algumas desvantagens, como altos custos de manutenção e conexões não confiáveis. As fibras ópticas são feitas de fios finos de fibras de vidro e podem fornecer internet de alta velocidade em longas distâncias. As fibras ópticas são mais fáceis de instalar e requerem menos manutenção.

Drones Revolucionalizaram a Fotografia Aérea

Embora os drones tenham se tornado populares apenas recentemente, eles existem há mais de um século. Drones são veículos aéreos não tripulados (UAV) que deram à humanidade mais do que apenas impressionantes fotografias aéreas. Os drones têm sido usados ​​pelo governo para vigilância e mapeamento há muito tempo. Outros casos de uso de drones incluem inspeção, ciência e pesquisa, segurança, bem como em missões de busca e resgate.

A realidade virtual é um mundo tridimensional artificial

Uma inovação revolucionária que está à nossa porta é a Realidade Virtual. A realidade virtual ou RV ainda é uma inovação do futuro, pois ainda não foi capaz de se espalhar amplamente. A RV pode imergir seu usuário em um mundo tridimensional artificial criado por um computador. Usando equipamento eletrônico especial, a RV pode possibilitar um ambiente simulado que pareceria uma situação da vida real. VR fez sua entrada em vários setores como entretenimento , educação, moda, esportes, negócios, militar e visualização científica.

O post Inovações tecnológicas que mudaram o mundo apareceu primeiro em Fabiano Alves | Profissional de T.I..

]]>
https:// fabianoloronha.com.br/inovacoes-tecnologicas-que-mudaram-o-mundo/feed/ 0
O que é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS)? https:// fabianoloronha.com.br/o-que-e-um-sistema-de-gerenciamento-de-conteudo-cms/ https:// fabianoloronha.com.br/o-que-e-um-sistema-de-gerenciamento-de-conteudo-cms/#comments Tue, 06 Apr 2021 04:45:03 +0000 https:// fabianoloronha.com.br/?p=1905 Um sistema de gerenciamento de conteúdo, geralmente abreviado como CMS , é um software que ajuda os usuários a criar, gerenciar e modificar o conteúdo de um site sem a necessidade de conhecimento técnico especializado. Em uma linguagem mais simples, um sistema de gerenciamento de conteúdo é uma ferramenta que ajuda você a construir um site sem […]

O post O que é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS)? apareceu primeiro em Fabiano Alves | Profissional de T.I..

]]>
Um sistema de gerenciamento de conteúdo, geralmente abreviado como CMS , é um software que ajuda os usuários a criar, gerenciar e modificar o conteúdo de um site sem a necessidade de conhecimento técnico especializado.

Em uma linguagem mais simples, um sistema de gerenciamento de conteúdo é uma ferramenta que ajuda você a construir um site sem precisar escrever todo o código do zero (ou mesmo saber como codificar).

Em vez de construir seu próprio sistema para criar páginas da web, armazenar imagens e outras funções, o sistema de gerenciamento de conteúdo lida com todas as coisas básicas de infraestrutura para você, para que você possa se concentrar nas partes mais avançadas do seu site.

Além de sites, você também pode encontrar sistemas de gerenciamento de conteúdo para outras funções – como gerenciamento de documentos.

Como funciona um sistema de gerenciamento de conteúdo?

Para lhe dar uma ideia de como funciona um sistema de gerenciamento de conteúdo, faremos um tour rápido pela interface do WordPress (o WordPress é um bom exemplo de sistema de gerenciamento de conteúdo).

Vamos começar criando um conteúdo. Sem um sistema de gerenciamento de conteúdo, você precisaria escrever um arquivo HTML estático e enviá-lo ao seu servidor ( parece complicado, certo? ).

Com um sistema de gerenciamento de conteúdo como o WordPress, você pode simplesmente escrever seu conteúdo em uma interface que se parece muito com o Microsoft Word:

Editor WordPress
Como você cria conteúdo com o sistema de gerenciamento de conteúdo WordPress

Isso é muito mais simples, certo?

Da mesma forma, para fazer upload e gerenciar mídia, como imagens, você pode apenas navegar na biblioteca de mídia em vez de realmente interagir diretamente com seu servidor da web:

Biblioteca de mídia WordPress
Como você gerencia imagens e outras mídias com um sistema de gerenciamento de conteúdo

O sistema de gerenciamento de conteúdo não é apenas uma interface de gerenciamento de back-end. Também faz com que todo o conteúdo que você cria apareça para os visitantes exatamente como você deseja.

O que constitui um sistema de gerenciamento de conteúdo?

Em um nível mais técnico, um sistema de gerenciamento de conteúdo é composto de duas partes principais:

  • Um aplicativo de gerenciamento de conteúdo (CMA) – esta é a parte que permite realmente adicionar e gerenciar conteúdo em seu site (como você viu acima).
  • Um aplicativo de entrega de conteúdo (CDA) – este é o processo de back-end, nos bastidores, que pega o conteúdo que você insere no CMA, armazena-o corretamente e o torna visível para seus visitantes.

Juntos, os dois sistemas facilitam a manutenção do seu site.

Quais são os exemplos de sistemas populares de gerenciamento de conteúdo?

WordPress, que mostramos acima, é o melhor exemplo de um sistema de gerenciamento de conteúdo popular. Embora certamente existam outros sistemas de gerenciamento de conteúdo, o WordPress mantém uma participação de mercado de mais de 40,0% em sites com um sistema de gerenciamento de conteúdo conhecido.

Observe que quando mencionamos “WordPress”, não estamos falando sobre WordPress.com . Em vez disso, estamos focados no WordPress.org , que é o site onde o verdadeiro sistema de gerenciamento de conteúdo WordPress de código aberto é armazenado.

Além do software WordPress auto-hospedado, outros sistemas populares de gerenciamento de conteúdo incluem:

  • Joomla
  • Drupal
  • Magento (para lojas de comércio eletrônico)
  • Squarespace
  • Wix
  • TYPO3

Existem também muitos outros sistemas de gerenciamento de conteúdo menos conhecidos que se destinam a grandes empresas (com um preço caro a combinar).

Que tipo de site você pode construir com esses sistemas de gerenciamento de conteúdo?

A maioria dos sistemas de gerenciamento de conteúdo é bastante flexível hoje em dia. Embora existam alguns que se concentram em um uso específico – como Magento e eCommerce – a maioria dos sistemas de gerenciamento de conteúdo populares podem ser usados ​​para criar essencialmente qualquer tipo de site.

Por exemplo, você pode usar o WordPress para alimentar:

  • Sites estáticos
  • Blogs
  • lojas de comércio eletrônico
  • Fóruns
  • Redes sociais
  • Cursos online
  • Sites de membros
  • Portfólios
  • Etc.

Qual é a melhor plataforma CMS?

Isso é um pouco como perguntar “qual o melhor sabor de sorvete?”.

Claro, todo mundo tem sua resposta, mas é difícil chegar a um argumento factual para um sistema de gerenciamento de conteúdo ser o melhor em 100% das situações.

O que podemos fazer, porém, é voltar aos números e sugerir que há um motivo pelo qual o WordPress tem uma fatia dominante do mercado de sistemas de gerenciamento de conteúdo:

Para a maioria dos tipos de sites, oferece a solução mais amigável e flexível. Nem sempre é a melhor opção, mas é a melhor opção na maioria das vezes .

Para uma comparação mais aprofundada de alguns dos sistemas populares de gerenciamento de conteúdo, você pode ver nossas postagens em:

  • WordPress vs Drupal
  • WordPress vs Squarespace

Como construir um site com um sistema de gerenciamento de conteúdo

Quer construir seu próprio site com um sistema de gerenciamento de conteúdo? Em caso afirmativo, o processo geral se parece com isto:

  • Adquira hospedagem na web e um nome de domínio
  • Instale o sistema de gerenciamento de conteúdo de sua escolha em seu servidor web
  • Configure o sistema de gerenciamento de conteúdo para ditar a aparência e as funções de seu site
  • Comece a escrever conteúdo usando a interface do sistema de gerenciamento de conteúdo

Na verdade, é surpreendentemente simples. E eu posso até ajudar a instalar o sistema de gerenciamento de conteúdo para você (WordPress, neste caso), para que você possa pular direto para a construção do seu site sem qualquer configuração técnica.

Entre em contato e saiba mais.

O post O que é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS)? apareceu primeiro em Fabiano Alves | Profissional de T.I..

]]>
https:// fabianoloronha.com.br/o-que-e-um-sistema-de-gerenciamento-de-conteudo-cms/feed/ 1